CONTROLE DE PRAGAS

Pragas urbanas são espécies de insetos ou animais que infestam os campos e cidades provocando danos à nossa saúde. E podem picar, morder, danificar alimentos e objetos e ainda transmitir doenças ao homem.

Elas geralmente se procriam no inverno e se espalham no verão, época em que as baratas, ratos, mosquitos, moscas, cupins, pombos, formigas e outros são mais vistos.

As pragas migram para as zonas urbanas buscando alimentação e abrigo, o que é proporcionado pelo próprio homem, quando esses mantêm ambientes sujos e quando depositam lixo em locais inadequados. Dentre as principais espécies encontradas em áreas urbanas destaca-se as baratas, os pombos e as formigas.

São necessárias algumas ações para a prevenção do deslocamento de pragas para as áreas urbanas, como: não amontoar lixo ou materiais em desuso, manter alimentos em locais fechados, vistoriar depósitos e locais onde alimentos são armazenados periodicamente, mantendo o local sempre limpo. Ao detectar a presença de qualquer espécie é importante acionar uma equipe especializada em controlar pragas e vetores para que o local seja inspecionado e, após a inspeção, seja realizada a erradicação de tais espécie.

SAIBA MAIS SOBRE AS PRAGAS:
ARANHAS

As aranhas em sua maioria são animais terrestres com hábitos noturnos e que se alimentam somente de presas vivas, existindo aproximadamente 25.000 espécies, mas só 20 a 30 são consideradas tóxicas para o homem. São animais carnívoros e predadores, seus predadores são sapos, rãs, lagartixas, pássaros etc.
As aranhas mais perigosas são:
• Aranhas Armadeiras: São as mais perigosas de todas e podem ser encontradas em cerrados, praias e florestas, vivem no meio de arbustos e das vegetações rasteiras;
• Aranhas Caranguejeiras: Tem uma mordida violenta, sua picada causa teratismo, uma espécie de disturbo nervoso, que provoca contorções pelo corpo;
• Aranhas Marrom: Não são muito agressivas, em geral são encontradas em pilhas de tijolos, telhas, dentro de sapatos, sempre bem escondidas. Sua picada quase não dói, mas após umas 12 horas o local da picada começa a apresentar dores e inchaço e pode ocorrer febre no local e com isso começa um processo de necrose.
Medidas Preventivas:
• Tomar cuidado com armários e gavetas;
• Manter terrenos, gramados e jardins sempre limpos;
• Em lugares muito arborizados fechar portas e janelas ao entardecer;
• Tomar cuidado com plantações de bananeiras próximas da residência;
• Toda pessoa mordida por qualquer tipo de aranha, deve ser levada imediatamente a uma unidade de saúde para receber o soro antiaracnideo, principalmente se for criança, por serem mais sensíveis.
Combate e controle:
• Primeiro fazer uma boa inspeção para descobrir o tipo e grau de infestação;
• O método mais eficiente é a pulverização, que consiste em aplicar a calda, ou seja, o inseticida em todo o chão, alto das paredes e entulhos.
• Também se usa o termo nebulizador, conforme grau de infestação para atingir lugares onde a pulverização não chega.
A Fênix CP é uma empresa especializada em controle de pragas, e recomenda um tratamento químico semestral, para evitar qualquer preocupação com esta praga.
BARATAS

A barata é de um grupo cosmopolita, sendo que algumas espécies são consideradas como sinantrópicas. Os problemas que as baratas podem ocasionar aos seres humanos são vários, pois as baratas são vetores mecânicos de diversos patógenos (fungos, vermes, vírus e bactérias).
As baratas tem hábito noturno, gostam de lugares quentes e úmidos, são encontradas sob pedras, cascas de árvores, interior de residências humanas (principalmente na cozinha) e na rede de esgoto.
Em áreas urbanas as espécies mais comum são duas: A barata de esgoto (periplaneta americana) e a barata alemãzinha (blatella germanica).
Possuem hábitos alimentares bastante variados, alimentos ricos em amidos, açucarados, gordurosos ou ainda excrementos de sangue, insetos mortos, resíduos de lixo ou esgoto.
As baratas alemãzinhas preferem cozinhas e dispensas em locais como armários, gavetas, interruptores de luz, aparelhos eletrodoméstico, vãos de batentes, pias etc.
Cuidados com a saúde:
As baratas domésticas transmitem várias doenças tais como: Intoxicação alimentar, diarreia, pneumonia, salmonelose, parasitóse, giardiase etc.
Medidas Preventivas:
• Conservar armários e dispensas fechadas sem resíduo de alimentos;
• Verificar frestas e cantos de paredes e armários;
• Excluir a pratica de se alimentar em mesas do teclado do computador;
• Manter caixas de gordura e galeria bem vedadas.
Combate e controle:
• Pulverização em todo o chão e alto das paredes;
• Polvilhamento em redes de eletro dutos;
• Iscas inodoras em gel.
A Fênix CP é uma empresa especializada em controle de pragas, e recomenda um tratamento químico semestral, para evitar qualquer preocupação com esta praga.
CARRAPATOS


Carrapatos são parasitas externos, artrópodes, que se alimentam de sangue do hospedeiro, muito comum em nosso meio, principalmente em locais de clima quente.
Os carrapatos são encontrados nos mais diversos ambientes: mato, madeira, frestas, animais etc. Quanto aos males que causam em razão das substâncias de sua saliva são alergia, irritação, febre e até paralisia e podem transmitir moléstias, uma vez que são vetores de doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários.
Dentre estas moléstias estão: Encefalites e febres hemorrágicas, tuleremia, febre maculosa, doença de Lyme, anemia, problemas intestinais etc.
Medidas Preventivas:
Tratar do animal de estimação infectado com o auxilio de um médico veterinário. Lavar com frequência o abrigo dos animais domésticos. Manter aparados a vegetação de jardins, matas e quintais bem rente ao solo, que propicia a penetração dos raios solares que não são favoráveis ao carrapato.
Combate e controle:
• Primeiro fazer uma inspeção minuciosa para avaliar o grau e tipo de carrapato a combater;
• Inicia-se o combate com a pulverização de inseticida no chão e alto da parede, aplicar nos canis, casinha do cachorro, plantas e canteiros, dando atenção especial para frestas nas paredes e ralos;
• Dependendo do grau de infestação usa-se a o processo por atomização para atingir partes que a pulverização não alcança.
• É necessário duas aplicações para que se tenha um resultado eficiente.
A Fênix CP é uma empresa especializada em controle de pragas, e recomenda um tratamento químico semestral, para evitar qualquer preocupação com esta praga.
CUPINS


Cupins assim como as abelhas e formigas são insetos sociais, isto quer dizer, vivem em colônias, com tarefas específicas a cada grupo. Um grupo busca alimento, um bota ovos, um defende o ninho, outro faz a reprodução, etc. Todos interagindo entre si para a sobrevivência da colônia.
De hábitos subterrâneos, pertencem á Ordem Isoptera, considerados predadores alimentam-se de estruturas ricas em celulose, encontradas em madeira, papel, telas, tecidos e alvenaria.
Existem cerca de 2.000 espécies de cupins, dentre este número apenas três perturbam em bastante a população, são eles: cupim de solo ou subterrâneo, cupim de plântio e cupim de madeira seca.
Seus hábitos alimentares são bem variados, tais como raízes, tubérculos, frutos etc. As espécies que atacam as madeiras (móveis), são as Kalotermitidae e as Rhinotermitidae.
O cupim pode trazer muitos problemas para a humanidade, no campo destruindo pastagens, madeiras industrializadas, plantações etc., e nos centros urbanos atingindo edificações como museus, bibliotecas, prédios tombados pelo patrimônio histórico e qualquer tipo de residência.
A rainha dos cupins vive com o rei e põe aproximadamente 84 mil ovos por dia.
Medidas Preventivas:
• Tratar a madeira de móveis, telhados, forros e qualquer tipo de construção que utilize este tipo de matéria prima;
• Tampar qualquer fresta ou buraco na madeira para que os cupins não se alojem;
• Fazer uma vistoria periódica para encontrar possíveis colônias ainda no começo;
• Proteger os móveis, telhados ou forros com inseticidas para cupim, pintar ou envernizar até mesmo as partes escondidas.
Combate e controle:
• Primeiro faz-se uma inspeção para identificar que tipo de cupim irá combater se é cupim de solo aquele que vem da terra ou cupim de madeira seca que não sai da madeira, pois para cada um temos um método diferente;
• Os métodos mais usados são os usos de inseticida químico, iscas e barreiras físicas;
• Para controlarmos o cupim não basta apenas uma descupinização, mas sim um trabalho de persistência, pois por exemplo: Uma estante de sala infestada com cupim pode ser que não se ache todos os cupins residindo nela, por isso tem que ser feito um acompanhamento mensal por algum tempo.
A Fênix CP é uma empresa especializada em controle de pragas, e recomenda um tratamento químico semestral, para evitar qualquer preocupação com esta praga.
ESCORPIÕES

Há cerca de 2.000 espécies de escorpiões no mundo, no Brasil há 140 delas e embora todas sejam venenosas, apenas três são classificadas como de importância médica.
Embora seja polêmico, com o correto manejo ambiental associado ao monitoramento constante e controle químico é possível reduzir os acidentes, tornando o ambiente seguro.
Em caso de acidente, a assistência médica deve ser imediata, informando inclusive a suspeita da ocorrência de escorpiões.
A Fênix CP é líder no Controle de Pragas porque atua com eficiência e segurança em todos os seus serviços. Nossa equipe é constantemente treinada por profissionais capacitados e frequentemente atualizados, garantindo o acesso ao conhecimento científico e inovações do mercado disponíveis em todo o mundo.
Inspeção
Cada espécie de praga urbana requer conhecimentos específicos de sua biologia, comportamento e nível de infestação para que o protocolo definido para seu controle seja adequado à realidade do cliente, visando obter os resultados esperados.
FORMIGAS


As formigas são animais pertencentes a família Formicidae, pertencem ao grupo de insetos sociais e vivem em colônias, vivem praticamente em todo ambiente terrestre. Qualquer ambiente urbano, artificial ou natural pode ser colonizado por elas.
Com a expansão das cidades várias espécies têm convivido com o homem em suas residências, hospitais, escolas, empresas, bom, qualquer tipo de prédio pode se encontrar várias colônias de formigas, que podem causar vários problemas desde uma simples alergia à uma doença mais grave pois as formigas como outros insetos rasteiros carregam bactérias em seu corpo.
Existem várias espécies de formigas com tamanhos e cores diferentes e preferências alimentares distintas. Quando há formigas dentro das residências podem colonizar aparelhos elétricos e eletrônicos, geladeiras, frestas de paredes e móveis.
Formiga em uma UTI de um hospital pode trazer riscos a saúde dos pacientes.
As espécies mais comuns encontradas:
• Lava pés: Causa prejuízos à agricultura e à saúde pública;
• Formiga acrobática: Fazem seu ninho diretamente no solo ou embaixo de pedras, podem morder ou picar dolorosamente;
• Formiga fantasma: São atraídas por áreas úmidas, em armários de cozinhas, em áreas externas, ficam em vasos de flores, embaixo de casca de arvores etc;
• Formiga doméstica odorosa: Comem de tudo em uma casa dando preferência para alimentos açucarados.
Combate e controle:
As formigas podem ser difíceis de erradicar por causa de seus hábitos de forrageamento, como uma pequena parte da colônia sai em busca de comida e elas podem andar longas distâncias de sua colônia á procura de alimento é preciso fazer uma inspeção minuciosa para descobrir onde está o foco para poder obter um controle eficaz.
Método a ser utilizado:
• Pulverização em todo o chão e alto das paredes;
• Polvilhamento em redes de elétrodutos;
• Iscas inodoras e gel.
A Fênix CP é uma empresa especializada em controle de pragas, e recomenda um tratamento químico bimestral, para evitar qualquer preocupação com esta praga.
MOSCAS


As espécies urbanas mais importantes são moscas domésticas, moscas das frutas, moscas dos ralos e varejeiras. São reconhecidos vetores mecânicos de várias doenças, especialmente as relacionadas à alimentação.
Condições higiênico-sanitárias e instalações físicas adequadas são fundamentais para o sucesso do programa de controle de insetos voadores.
A Fênix CP é Líder no Controle de Pragas porque atua com eficiência e segurança em todos os seus serviços. Nossa equipe é constantemente treinada por profissionais capacitados e frequentemente atualizados, garantindo o acesso ao conhecimento científico e inovações do mercado disponíveis em todo o mundo.
Inspeção
Cada espécie de praga urbana requer conhecimentos específicos de sua biologia, comportamento e nível de infestação para que o protocolo definido para seu controle seja adequado à realidade do cliente, visando obter os resultados esperados.
MOSQUITOS


Transmissores de doenças como Malária, Dengue, Zika, Chikungunya, entre outras, são conhecidos também como pernilongos, muriçocas ou carapanãs e podem ser encontrados em diversos ambientes.
O manejo destas pragas deve abordar ao mesmo tempo as fases jovens (larvas) e adultos, assim como incluir o uso correto de barreiras físicas e, neste momento, podemos contar com uma solução inovadora.
PERCEVEJOS


Os percevejos são muito pequenos, e podem infestar hotéis, casas, prédios de apartamentos inteiros, quando acontece este tipo de infestação pode ser muito caro livrar-se deles.
Os percevejos se parecem com carrapatos, podem viver até um ano sem se alimentar em uma fonte de sangue, por isso descobrir como se livrar deles é um desafio, estes parasitas são difíceis de encontrar pois vivem em pequenas rachaduras e frestas.
Sua fêmea pode por até 300 ovos e chocam em 10 dias por isso a população de percevejos está em constante crescimento.
A fonte de nutrição do percevejo é o sangue, sua mordida é praticamente imperceptível, algumas pessoas podem nunca saberem que foram mordidas enquanto que outras podem sofrer infecções ou inflamações bastante perigosas, principalmente as quem tem asma ,alergias e urticarias.
Encontrar os percevejos não é uma tarefa fácil, primeiro deve se vasculhar os colchões á procura de manchas avermelhadas no colchão e lençóis, causada por um percevejo esmagado, os percevejos podem ser encontrados em rachaduras e fendas no colchão, cadeiras, sofás etc.
Os percevejos preferem viver nos cômodos mais habitados das casas ou prédios como o quarto ou quarto de hotel pois preferem madeira e tecido ao invés de plástico e metal. Podem ficar em rachaduras e fendas, atrás de papel de parede, cabeceiras de cama, em interruptores, debaixo de carpetes e reboco quebrado.
Medidas para controlar os percevejos:
• Manter limpos os animais domésticos;
• Limpar frequentemente locais de alojamentos pessoais, como, hotéis, presídios, quartéis e quartos residenciais;
• Colocar ao sol colchões e camas, pois o calor do sol desabrigam os percevejos;
• Manter frestas de assoalhos e rachaduras de paredes calafetadas pois servem de abrigos para que eles botem seus ovos.
Combate e controle:
• Usar máquinas de vapor nos colchões ou em roupas, pois a alta temperatura mata tanto os insetos como os ovos;
• Pulverização em todo o chão e frestas de paredes, assoalhos, atrás de cabeceiras de cama, embaixo de tapetes etc;
• Polvilhamento nas redes elétricas.
A Fênix CP é uma empresa especializada em controle de pragas, e recomenda um tratamento químico trimestral, para evitar qualquer preocupação com esta praga.
POMBOS


São aves mansas que podem transmitir muitas doenças, especialmente infecções nas vias respiratórias (histoplasmose, criptococose, entre outras), além disso suas fezes podem danificar diversos materiais como monumentos históricos, fachadas e pintura de veículos.
O manejo ambiental é a melhor forma de controle, através da instalação de barreiras físicas que impedem o acesso e pouso das aves, forçando-as a buscar outros espaços (sem machucá-las), ou com a instalação de aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas, que causam desconforto e desorientação nas aves, sendo seguro para a utilização perto de pessoas e outros animais.
PULGAS


São insetos hematófagos do homem e de outros animais de sangue quente, as espécies principais são: Pulga do homem, Pulga do gato e Pulga do cachorro.
A pulga dos ratos são as mais perigosas para o homem sendo um dos vetores da Peste Bubônica e Peste Negra.
Elas infestam normalmente animais de estimação, como o gato e o cachorro, podem permanecer toda a sua vida em um único hospedeiro além de provocarem incomoda com suas picadas, elas transmitem vermes, PARASITAS SANGUÍNEOS e podem provocar processos alérgicos, diminuindo a qualidade de vida dos animais.
Para se livrarem dessa praga incomoda é preciso:
• Manter a casa sempre limpa, aspiração em fendas, assoalhos, carpetes e tapetes periodicamente;
• Levar seu animal de estimação ao veterinário para um tratamento específico;
• Lavar a casinha do cachorro juntamente com sua cama. Combate e controle:
• Fazer uma inspeção minuciosa para achar onde está o foco da praga, depois fazer uma aplicação com a pulverização em todo o chão e alto da parede;
• Também dependendo da infestação deve se fazer uma aplicação com a atomizadora, para atingir locais onde a pulverização não chega;
• Depois da dedetização feita tem que se fazer uma boa limpeza com aspirador de pó para retirar possíveis ovos e pulgas que ainda possam ter resistido, e o saco do aspirador tem que ser inutilizado imediatamente após seu uso.
• Após 15 dias repetir a dedetização para garantir um controle eficaz.
A Fênix CP é uma empresa especializada em controle de pragas, e recomenda um tratamento químico trimestral, para evitar qualquer preocupação com esta praga.
RATOS


Os roedores são uma das pragas urbanas mais temidas pela população em geral.
São também uma das pragas mais bem adaptadas ao convívio humano. Recebem do nosso ambiente tudo o que precisam para sobrevivência: água, abrigo e alimento em excesso.
Os roedores podem transmitir diversas doenças, como por exemplo, a leptospirose, a peste bubônica, tifo.
Principais características
Os ratos apresentam hábitos noturnos. É possível, embora raro, vê-los durante o dia, quando sua população aumenta tanto que a concorrência por comida faz com que mudem seus hábitos para evitar a competição entre eles. Podem sair durante o dia também quando estão feridos ou quando suas tocas são invadidas pelas enchentes.
• Rato-preto (Rattus rattus). Mede cerca de 20 centímetros, com pouco menos de 19 centímetros de cauda. Pode fazer ninhos dentro de habitações e, não raras as vezes, em telhados ou copas de árvores; saindo dali somente para buscar alimento (no interior das casas). Possuem bom equilíbrio e são excelentes saltadores;
• Ratazana, ou rato-de-esgoto (Rattus norvegicus). Mede cerca de 20 centímetros, com 18 centímetros de cauda. Costuma fazer tocas em torno de habitações, em terrenos baldios ou quintais malcuidados; geralmente subterrâneas, sempre com duas ou mais entradas, facilitando sua fuga em casos em que isso seja necessário. Também é encontrado em esgotos;
• Camungondo (Mus musculus). Mede cerca de 9 centímetros, com cauda de mesmo tamanho. Faz ninhos dentro de habitações, inclusive em gavetas, atrás do fogão, em dispensas, etc.
Como são animais muito inteligentes, exterminá-los não é tarefa fácil, sendo muitas vezes necessária a adoção de estratégias diferenciadas, por equipe habilitada para tal. Por outro lado, tal característica aliada à sua fisiologia, comportamento, facilidade de reprodução e baixos investimentos com sua manutenção, fazem do rato um dos seres vivos mais requeridos em pesquisas comportamentais e farmacológicas.
Prevenção:
A prevenção é possível através da adoção de um conjunto de medidas que chamamos de antirratização:
• Acondicionamento correto do lixo: dentro de sacos plásticos, em latas com tampas apropriadamente fechadas e limpas periodicamente, de preferência sobre estrado, para que não fiquem diretamente em contato com o solo;
• Dispor o lixo na rua somente na hora que o coletor passa para recolher;
• Nunca jogar lixo a céu aberto ou em terrenos baldios;
• Acondicionamento correto dos alimentos: em recipientes bem fechados;
• Inspecionar periódica e cuidadosamente caixas de papelão, caixotes, atrás de armários, gavetas e todo tipo de material que adentre ao ambiente e possa estar servindo de transporte ou abrigo a camundongos;
• Vedar frestas ou vãos que possam servir de porta de entrada aos ratos para os ambientes internos;
• Colocar telas (com menos de 1 cm de vão de diâmetro), grelhas, ralos do tipo "abre-fecha", sacos de areia ou outros artifícios que impeçam a entrada desses animais através de ralos, encanamentos ou outros orifícios;
• Evitar o acúmulo de entulho ou materiais inservíveis que possam constituir abrigo aos ratos;
• Manter terrenos baldios limpos e murados;
• Manter limpas as instalações de animais domésticos e não deixar a alimentação desta exposta onde os ratos possam ter acesso, principalmente à noite;
TRAÇAS


Traças são insetos de antenas finas e compridas, possui três membros finos, não tem asas e possuem pernas pequenas mais muito velozes, é considerada uma praga, infestando nossas casas e comendo de tudo roupas, tapeçarias, papéis, frutas secas, grãos, livros e muito mais.
Traças diferente de outros insetos, são fáceis de localizá-las, pois fazem seus casulos em canto de paredes, no teto e principalmente, dentro de guarda- roupas, gavetas etc.
Em livros essa traça é atraída pela cola usada para unir as páginas e depois passam para as folhas, outros materiais atacados pela traça são, os tecidos, fotografias, adesivos e qualquer material que contenha celulose.
Cuidados para ficar livre das traças:
Fazer uma pulverização em todo o chão e em todos os cantos da casa e também o teto, uma única aplicação resolve o problema. Depois dos ambientes dedetizados, procurar fazer limpezas periódicas dentro de armários, guarda-roupas, livros e documentos em geral.
A Fênix CP é uma empresa especializada em controle de pragas, e recomenda um tratamento químico semestral, para evitar qualquer preocupação com esta praga.